A Regra do Quociente é um procedimento para derivar o quociente entre duas funções, ou seja, é uma regra para derivar funções escritas na forma $f(x)=\frac{u(x)}{v(x)}$. Nesse caso podemos mostrar que $$f'(x)=\frac{\color{red}{D_x[u(x)]}.v(x)-u(x).\color{blue}{D_x[v(x)]}}{v^2(x)}.$$

A exemplo do que acontece com a regra do produto, muitos estudantes têm dificuldade de aplicar a regra do quociente e é comum ver derivadas, por exemplo, do numerador e denominador, separadamente.
ESTA ATIVIDADE, tem por objetivo dar ao estudante a oportunidade de compreender o processo que deve ser usado para derivar o quociente de duas funções. Para isso, basta que o estudante
- preencha o campo relativo às funções u(x) e v(x), numerador e denominador da função y=f(x), respectivamente;
- conferir se a função que aparece à direita no texto, é a função que quer derivar;
- conferir se o resultado mostrado coincide com o que encontrou. Caso não, verificar se não é apenas uma escrita diferente ou se há algum erro de fato.
As derivadas em si estão destacadas em vermelho e azul. O restante é apenas manipulação algébrica.
Uma palavra com o professor
O professor pode usar a atividade proposta para exemplificar a aplicação da regra do quociente. Para isso é possÃvel apenas projetar a janela do GeoGebra maximizada (no canto direito inferior de todas as janelas do GeoGebra há um local de maximizar a tela- bolinha com cantos de um quadrado destacado). É também MUITO interessante usar o recurso CREATE CLASS (Criar uma Aula - Criar um GeoGebra Classroom), pois com esse recurso é possÃvel acompanhar o que os estudantes estão respondendo em cada uma das perguntas que foram colocadas lá e com isso poderá perceber se eles estão respondendo de forma correta.
Entretanto, é interessante deixar claro aos estudantes que a ferramenta é um auxÃlio para a aprendizagem e não uma forma de obter a resposta correta em passos. É necessário fazer um contrato didático com os estudantes e deixar claro que o objetivo principal é o aprendizado.
Você acha interessante haver lá mais
algumas questões? De que tipo? Você pode responder a esta postagem logo
abaixo ou entrar em contato comigo pelo Instagram em @geogebraparatodos
ou @luisclaudio_la.
Uma palavra com o estudante
Prezado estudante, tenha claro que o objetivo da ATIVIDADE PROPOSTA é que lhe ajude no entendimento da aplicação do algoritmo (do procedimento). Tenha em mente que o objetivo é aprender e o ambiente que estará vai lhe ajudar com isso... Não veja a ferramenta como uma forma de obter apenas a resposta final. Esse não é o objetivo. O objetivo principal é que aprenda, ok?
---
É isso aà pessoal... Gostaria de sugerir atividades ou postagens sobre algum conteúdo? Não passe vontade... Deixe nos comentários abaixo ou no Instagram em @geogebraparatodos ou @luisclaudio_la.
Abração pro 6
LuÃs Cláudio LA
Postar um comentário